@google.com

SUSTENTABILIDADE

Posted on Posted in Blog

foto1

 

A Sustentabilidade tem sido pauta em matérias nos dias atuais.

Mas, você sabe o que significa sustentabilidade?

A sustentabilidade é diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando recursos naturais de forma criativa para que eles sejam mantidos no futuro. Segundo a Wikipédia, a sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Muitas pessoas vinculam a sustentabilidade apenas ao meio ambiente, e não é isso. A sustentabilidade possui três pilares: a questão social, o financeiro/econômico e o meio ambiente.

Ela vem para que aprendamos o equilíbrio e que saibamos valorizar as comunidades humanas e toda a biosfera que depende dos recursos planetários, de forma que prejudique o menos possível. Estamos vivendo em um período de muitas transformações ambientais e nossas atitudes contam muito para que possamos vivenciar essas transformações. Muitas vezes pode parecer um conceito difícil de ser implementado, mas para garantir um futuro próspero, precisamos trabalhar de forma sustentável.

Já parou pra pensar o que tudo isso pode significar na prática?

Muitos locais que antes estavam condenados ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem grande chance de se recuperar apenas com adoção de projetos e com fundamentos sólidos na sustentabilidade e com recursos disponíveis. Precisamos repensar nossos hábitos e atitudes de consumo.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentou as diretrizes voluntárias para políticas agroambientais. Na América Latina e no Caribe, 37% da superfície é utilizada para atividades agropecuárias, o que representa grandes desafios para a produção sustentável e o cuidado com o ambiente. Segundo a FAO, a região vive uma crescente pressão sobre os recursos naturais, os quais sustentam a produção de alimentos e a segurança alimentar.

Mesmo com a diminuição do desmatamento nas últimas décadas, a região ainda tem a segunda taxa mais alta mundial, e a cada ano mais de dois milhões de hectares de florestas são perdidas. Nas últimas três décadas, a extração de água vem multiplicando-se na região com um ritmo muito superior à média mundial, a maior parte sendo utilizada na agricultura. (Este artigo foi publicado originalmente pelo Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, com sede em Santiago, capital do Chile. A IPS o distribui por um acordo especial com esse escritório da FAO).

Com isso podemos notar que a sustentabilidade está longe de ser apenas a reciclagem de objetos, como também sistema de captação de água da chuva, compostagem, economias dos custos de produção, melhoras as condições ambientais do planeta, combate ao aquecimento global e maior cuidado com os alimentos que plantamos para consumo, pois cuidando do solo, cuidamos também da nossa alimentação.

O IDB visa trabalhar dentro da sustentabilidade reciclando, criando, economizando energias e repassando a importância da sustentabilidade nas nossas vidas hoje para o futuro!

Dá só uma olhada nessas fotos com algumas idéias paralelas retiradas do Pinterest:

92b9144508e65073682720ee66108d64           a5affe10558c06bd398a674b8faf7b45

Que tal algumas fotos que possam aguçar a vontade de mudar e colocar a mão na massa?

fe8d44d51cb2a656005a9b1ce2d10eb3 11ba051d77354fb35b878205d21c8e51 2876b5a5157b623066d53cd26fb8c1e5

Precisamos repensar nossas atitudes e mudar nossos hábitos na visão de um mundo melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *